sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O FECHAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO ESTÁ NA CONTRA-MÃO DAS MOBILIZAÇÕES QUE SACUDIRAM O PAÍS!

Ontem, estive na Câmara Municipal juntamente com o grupo “São Gonçalo na luta”, para a entrega dos ofícios aos Vereadores e Presidência da Casa Legislativa Gonçalense.

Chegando lá, por volta das 18h, simplesmente fomos surpreendidos, pois a Câmara estava fechada, por motivos até então não justificados.

Gradativamente, e de maneira contraditória, justificativas foram apresentadas. Um Vereador chegou a dizer que era por motivos de segurança, outro disse que era por uma “Pani-elétrica” que estava por vir!

Argumentos difusos para justificar o fechamento da Câmara Municipal da 15ª cidade mais populosa do país.

A SEDE LEGISLATIVA ESTAVA FECHADA PARA BALANÇO?


A Câmara Municipal de São Gonçalo
funciona no mesmo prédio que a Prefeitura
Pelo exposto cremos que NÃO!

Inclusive acreditamos que seria mais legitimo, pois irei fazer uma avaliação das omissões e da subserviência ao Poder Executivo. Estava fechada contra o povo que trazia as suas reivindicações.

Ao final de várias tentativas frustradas de dialogo com o Presidente Dinei Marins, o documento-ofício foi entregue ao 2º Secretário da Mesa Diretora, o Vereador Marcos Rodrigues, que se comprometeu de protocolizar o documento e de fazer a leitura na próxima sessão que ocorrerá na terça-feira.

Cabe destacar, na contramão pelo qual caminha o parlamento gonçalense. Enquanto a população no país e no mundo caminha para mecanismos de representação direta, com participação popular ativa, aqui em São Gonçalo, a politica se fecha em si mesma.

O FECHAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO FERE A DEMOCRACIA


O povo foi a rua para exigir transparência na política
Em junho, o país foi tomado por sentimento de esperança e indignação frente aos descasos e desrespeito com a população. Não foi uma mobilização apenas pelos R$0,20. Foi um questionamento pautado na reivindicações coletivas por mudanças estruturais e sociais.

Questionou-se o método e a forma de se fazer política. O senso comum mudou, a politica passou a não ser apenas coisa de políticos previamente instituídos. Esta no dia do dia da população.

A palavra de ordem é a democracia. Que se materializa na ampliação dos espaços coletivos de participação e atuação popular.

O fechamento da Câmara Municipal de São Gonçalo é mais triste episodio na política gonçalense.

A NECESSIDADE DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRANSPORTES 

Não basta pintar os ônibus,
é necessário melhorar a qualidade do serviço
O objetivo do Movimento “São Gonçalo na Luta!” no dia 22 de agosto de 2013, era entregar o oficio que entre os diversos pontos, proponha uma audiência pública por Transporte em São Gonçalo.

Uma audiência publica por transporte em São Gonçalo seria fundamental para dar cabo as discussões pendentes na cidade.

Uma das pautas é a revisão da licitação que foi “vencida” pelo Consórcio São Gonçalo na gestão da Panisset.

Este Consórcio constituído por apenas três empresas de ônibus (Mauá, Rio Ita e Galo Branco) e suas afiliadas, é responsável pelo sistema de transporte rodoviário de de nosso município.

Todos sabem que a qualidade do serviço de ônibus em São Gonçalo é muito ruim. A falta de ônibus no sereno; o desrespeito a gratuidade, a irregularidade dos horários e ausência de ligação entre os bairros, são exemplos de uma triste realidade.
Parte dos companheiros que participaram da entrega do oficio

Fica aqui uma indagação, uma Câmara Municipal que causa dificuldades para receber um oficio, terá coragem de construir uma CPI para rever o Consórcio São Gonçalo de Transportes?

Segue o link para a visualização do ida a Câmara, gravada pelo jornalista Frederico Araujo: 


1 Comentário:

Anônimo disse...

Esperar o que destes pau mandados de Garotinho?

Postar um comentário

  ©Professor Josemar Carvalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo